
Muito longe daqui, num lugar encantado, vivia uma linda camponesa de cabelos loiros e cacheados. Seu nome era Cachinhos Dourados.
Certa manhã de primavera, Cachinhos Dourados resolveu passear pela floresta.
Distraída, pulando e cantando alegremente, nem se deu conta de haver entrado por um caminho desconhecido.
Do outro lado, numa linda casinha, uma família de ursos se preparava para comer. Mamãe ursa de panelão na mão, colocava nas tigelas o mingau que acabara de fazer.
Pela arrumação da mesa, percebia-se que a família era muito organizada, pois a tigela grandona era do papai urso, a média da mamãe ursa e a pequena do bebe urso. Tudo nos seus devidos lugares.
Como o mingau estava fervendo, a família saiu a passear enquanto esperava o mingau esfriar.
Enquanto isso...
_ Que casinha mais linda! Quem será que mora aqui?
Cachinhos Dourados deu de cara com a casa dos três ursos e curiosa que era espiou pela janela.
Não vendo ninguém ali, abriu a porta e pé ante pé foi entrando e era grande o seu espanto diante de tudo que via.
Ali era tudo certinho e bem arrumado. O prato grandão do papai urso, o prato médio da mamãe urso e o pratinho do bebe urso. As colheres também correspondiam ao tamanho da família.
O cheiro estava bom e a menina com fome, provou um tantinho de cada prato, mas como a fome apertava sentada na cadeirinha do ursinho não resistiu e comeu todo o mingau de sua tigela. Cansada e com sono foi ao quarto e não menos espantada viu ali as camas muito limpas e bem arrumadas de cada um da família. Sentou-se na cama grande do papai urso, depois na cama média da mamãe ursa e finalmente deitou-se na caminha do bebe urso e adormeceu.
Quando a família chegou a casa, assustados e percebendo que alguém esteve ali, logo correram ao quarto e viram com muito medo a menina dormindo.
Quando o bebe urso viu que haviam comido todo seu mingau começou a chorar com tal força que seus berros fizeram Cachinhos Dourados acordar. Levou o maior susto, saiu correndo, passou pelos ursos feito um raio e acabou por derrubar o balde de água que estava bem no meio do caminho. Foi a maior confusão... Acontece que a família, era da paz, era do bem, então acalmaram a menina e rindo muito do ocorrido se despediram com um largo sorriso.
Cachinhos Dourados voltou para casa feliz por ter feito novos amigos e com a certeza de que ganhou mais juízo, pois nunca mais ia entrar onde não fosse convidada.